

Paços de Ferreira não é apenas a Capital do Móvel.
Apesar deste “rótulo” marcante, este concelho encerra em si vários pontos de interesse, sendo um dos de maior destaque a Citânia de Sanfins, importante marco da cultura castreja de todo o noroeste peninsular.
Localizada num dos pontos mais altos do concelho de Paços de Ferreira, a Citânia de Sanfins começou a ser ocupada no século III a.C., tendo a sua ocupação terminado por volta do século IV d.C. Com uma área de cerca de 18 hectares, as escavações efectuadas deixaram à descoberta cerca de 150 habitações de planta circular e quadrangular, agrupadas em cerca de 40 conjuntos de unidades familiares.
As primeiras escavações na Citânia de Sanfins datam de 1895, realizadas por Francisco Martins Sarmento e José Leite de Vasconcelos.
Pode ainda conhecer mais desta cultura, dos artefactos encontrados na Citânia ao percorrer o Museu Arqueológico da Citânia de Sanfins, sito no Solar dos Brandões.
A história da Citânia está recheada de lendas e contos que nos fazem viajar até ao mundo das mouras encantadas ou dos penedos mágicos.
É um local de magia, de uma paisagem imensa onde, em dias de céu limpo, se consegue ver o mar.
Conseguimos aguçar-lhe a curiosidade??
Faça connosco esta viagem no tempo através do tour “História e Vinho”, onde para além da magia, poderá provar os melhores petiscos e vinhos da região.